top of page

Romantismo dá as caras na moda mineira. Veja coleções!

  • Foto do escritor: Flávia Ivo | Editora-chefe
    Flávia Ivo | Editora-chefe
  • 7 de abr. de 2021
  • 2 min de leitura

O romance, ou melhor, o romantismo dá as caras na moda mais uma vez! Coleções atuais de marcas mineiras mostram o quanto o desejo de escapar de cenários caóticos como o que vivemos atualmente com a pandemia do coronavírus refletiu nas criações.


Essa rota de fuga procurada por meio da moda é histórica. Não só na questão do romance, que é transposto para as peças em forma de babados, laços, mangas amplas, cores suaves e tecidos mais nobres, mas em outras nuances, como a extravagância.

Romantismo na moda mineira

O romantismo nas coleções de moda busca uma reconexão com sentimentos mais puros, com o afeto e a calma, frente à situação de morte, doença e desalento que vivemos, especialmente no Brasil.


Feminilidade


As criações da moda mineira para a temporada Outono-Inverno fazem uma releitura do que, ao longo da história fashion, viu-se sobre o romantismo. E, por ser assim, seria estranho se não percebêssemos um quê de feminilidade.

ree

“Sem dúvida, essa temporada traz consigo traços do romantismo. Me inspiro em sentimentos como amor, alegria e na perspectiva de um futuro próximo mais tranquilo e esperançoso. A coleção ‘ELA’ remete, acima de tudo, ao otimismo e isso se reflete em shapes mais fluidos, leves e femininos”, revela Eduardo Amarante, diretor-criativo da Amarante do Brasil.

ree

Imponência


Apesar de o feminino estar presente, a força e a expressão da mulher também marcam seu lugar nas criações. Caso da grife mineira Lore. “Hoje, as mulheres desejam peças que expressem em alguma medida a sua feminilidade, mas também que tragam modernidade e praticidade em seus shapes, devido à sua rotina de trabalho e outras atividades”, pontua Lorena Lage, diretora da marca.


ree

Além disso, volumes em partes estratégicas da silhueta podem colaborar para essa expressão, trazendo até, digamos, um ar de imponência.


“As peças amplas ajudam a pessoa a se destacar, pois visualmente ela tende a parecer maior do que realmente é. Esse recurso fashion era bastante usado nas roupas do século XVIII para mostrar grandiosidade e luxo. Atualmente, usamos versões moderadas desse elemento, mas a mesma proposta. São looks modernos e atualizados para quem deseja marcar presença e se sentir dona de si e da situação em que está”, explica Ana Paola Murta, diretora criativa da Skazi e Tufi Duek.

Comentários


bottom of page