Decote (quase) revelador: detalhe inspira sensualidade
- Flávia Ivo | Editora-chefe

- 2 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Ao longo da história da vestimenta e, depois, da moda propriamente dita, os decotes tiveram papel importante no adorno das roupas, dos mais conservadores aos mais ousados, apresentando a percepção dos corpos femininos que se tinha em cada época.
Esses recortes na parte superior da peça, do vestido à blusa, desde os anos 2000, vêm passando por sucessivas releituras do que esteve em alta nas décadas no século 20. No momento atual, a exemplo das temporadas de Verão e Inverno 2021, são os profundos, muito ligados aos anos 70 e 90, que aparecem nas coleções.
Esse tipo de decote cai como uma luva para aquelas do estilo sensual, conforme preceitos da Consultoria de Imagem. Valorizar atributos físicos e marcar o corpo sem estar insegura com o que usa são características de quem se encaixa nesse perfil.
Efeito alongador
Afinar a silhueta, em função da percepção visual de verticalidade, é uma das vantagens do decote mais democrático de todos, o decote V. Tem também efeito alongador, já que as linhas retas promovem a sensação de que a mulher é mais alta.
Além desses recursos - os quais também possui o decote profundo, geralmente desenhado e confeccionado em V -, pode-se citar como benefícios: a valorização do colo, sem aumentar o volume dos seios; o estreitamento de ombros e o alongamento de pescoços curtos. É boa pedida para todas as medidas de busto, desde que o sutiã esteja adequado para seu tamanho, a fim de garantir conforto e bem-estar.
“Esse tipo de corte me remete a tantas mulheres que conheci, independentes e capazes de realizar e fazer acontecer aquilo que sonham”, destaca o estilista mineiro Eduardo Amarante.
Produções equilibradas
O decote mais generoso deve valorizar o colo, mostrando uma parte dos seios, porém, é preciso observar se o look não está vulgar. Observe se ele termina antes do umbigo e se o restante da roupa harmoniza com o detalhe que chama tanto a atenção.
"O segredo para arrasar nos looks é criar produções visualmente equilibradas. Ou seja, já que o colo estará mais à mostra, o ideal será escolher a parte de baixo mais longa, seja por meio de uma calça, saia, vestido ou macacão, por exemplo”, afirma a diretora criativa da Skazi/Sclub, Ana Paola Murta.



.png)



Comentários