Ronaldo Fraga expõe Brasil que existe, insiste e deslumbra
- Flávia Ivo | Editora-chefe

- 23 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Festa e devoção em explosão cultural do Cariri cearense. Lugar brasileiro de cores quentes, de terra vermelha, onde até o azul e o verde são aquecidos. De uma imensidão de bananeiras, quando vemos a vegetação de cima. Foi nesse cenário que o estilista mineiro, o mameluco Ronaldo Fraga encontrou incontáveis inspirações para criar a coleção Terra de Gigantes.
Borbados em rechilieu, brilhos, aplicações, cores primárias e secundárias deram formas (e muitas) às peças 100% linho apresentadas em um vídeo-arte exibido na abertura da 51ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW). Eu, se fosse estilista e desfilasse depois de Ronaldo, certamente engoliria seco.
Assista ao vídeo e conheça a coleção:
Referências
Reverenciando os mestres da cultura popular daquela região, o mineiro resgatou, em vestidos e outras peças recheados de detalhes, itens notoriamente nordestinos como as bandeirolas, os centros de mesa, os retratos de família nas paredes...
Ah, e vale destacar as discretas (e também uma literal) referências ao Padre Cícero ou Padim Ciço, nascido em Crato e falecido em Juazeiro do Norte, ambas cidades cearenses.
"Essa coleção veio para falar justamente de um Brasil de existe e que insiste e que também deslumbra", declarou Ronaldo Fraga em live no site da SPFW após a apresentação do vídeo.
Política
A coleção multicolorida de Ronaldo, que nos faz rememorar - até para quem não conhece o Nordeste brasileiro - quem somos, vem como bálsamo, uma lufada de esperança em meio às agruras de um momento delicado do nosso país.
Um período de desrespeito à vida por um poder que, em tese, deveria protegê-la. Um período de fragilidade emocional, de saúde mental por um fio. De uma quarentena e de uma espera por imunização que parecem sem fim.
Fraga sempre foi um cara que colocou em suas criações a política, os questionamentos e, sim, a poesia. Para ele, a moda e a política andam juntas. "Todas as minhas coleções são políticas. Vestir-se é um ato político. E de poesia eles não entendem", diz o estilista.
Ouça o podcast com Ronaldo Fraga:
Veja os croquis da coleção do estilista mineiro:
Parceria
Resultado do trabalho desenvolvido por Ronaldo Fraga com alunos e profissionais do Senac Ceará, a coleção Terra de Gigantes se vale dos Museus Orgânicos e dos Mestres da Cultura do Cariri como referência, jogando luz e fortalecendo a moda autoral e a cultura da região.
Lançado em 2018, os Museus Orgânicos, projeto desenvolvido pelo Sesc Ceará em parceria com a Fundação Casa Grande, permitem um contato direto com o próprio mestre, suas tradições, família e histórias.
Conheça parte da expedição de Ronaldo Fraga pelo Cariri cearense nestas fotos:
As casas e oficinas dos artesãos são abertas ao público, revelando memórias, afetos, fotografias, vestimentas, objetos, enfim, tudo aquilo que permeia o cotidiano daqueles que transmitem o saber popular, nas mais diversas formas da arte.



.png)
















































Comentários